Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 10 de dezembro de 2006

Catarata


Uma Catarata é uma afecção da lente do cristalino, que se apresenta opaca e impede a passagem da luz para a retina. A visão torna-se baça e ao contrário do que se pensa não é uma camada de pele que cresce no olho. Nalguns casos é aconselhável a cirurgia, muito precocemente, noutros isso não é possível.
A visão periférica é frequentemente afectada, tendo como consequência problemas ao nível da mobilidade.
Recomendam-se cuidados na iluminação, bom contraste nos materiais escritos apresentados e o uso de ajudas ópticas.
Se o seu oftalmologista lhe diagnosticou uma catarata, não deve ficar alarmado. A maioria das pessoas com idades superiores a 60 anos têm cataratas e na sua maioria podem ser tratadas com sucesso.

A Catarata afecta a visão de várias formas:

- Visão turva - É muito comum. Pode começar a notar que a visão começa a ficar baça ou turva, ou que os seus óculos parecem estar sujos ou riscados.
- Encadeamento pela luz - Pode ficar encadeado pelas luzes, como os faróis dos carros e a luz do sol.
- A cor da visão muda - A cor da visão pode tornar-se pálida e esbatida.

As cataratas podem-se formar em qualquer idade. A maioria desenvolve-se à medida que as pessoas envelhecem, mas ainda não se sabe o porquê.
Investigações realizadas por todo o mundo concluem que as causas são numerosas, nas crianças e jovens adolescentes sabe-se que as cataratas podem ser herdadas (cataratas congénitas), podem ser causadas pelo vírus da rubéola, por medicamentos ou por má nutrição durante a gestação. Normalmente, é uma afecção que se associa à Diabetes.

O tratamento mais eficaz para as cataratas é a cirurgia para remover a lente nublada e densa. Dietas ou medicamentos não mostraram retardar ou parar a progressão da catarata.
Porém, podem existir determinados factores inerentes ao próprio indivíduo que impossibilitem a intervenção cirúrgica. Nestes casos, os indivíduos podem usufruir de ajudas técnicas que ajudem a minorar as dificuldades sentidas ao nível das actividades diárias e os efeitos psicológicos inerentes a esta condição.
O recurso a ampliadores de caracteres estáticos (para ter em casa, no local de trabalho ou na escola) ou ampliadores de caracteres portáteis, a softwares de ampliação, os quais podem funcionar com auxílio de voz e os leitores autónomos são de extrema importância, dado que o indivíduo, por vezes, se vê privado de ter a sua vida normal.
Assim, pode conquistar a sua independência e melhorar a sua auto-estima e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida.
O factor idade não tem que implicar, necessariamente, a aceitação de todas as condições que vão ocorrendo na história de vida de um indivíduo. Este possui um papel activo de procura e de luta por melhores condições de vida, e se para muitos conseguir ver a fotografia do neto, ler um livro ou um jornal, consultar um horário de comboio, etc., é algo dito "normal" e, para quem tem problemas de visão, como cataratas, pode fazer parte de uma ambição ou sonho que felizmente as novas tecnologias conseguem ajudar a realizar.

Sem comentários: