Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 10 de dezembro de 2006

Estrabismo

O Estrabismo é um defeito visual de refracção por desequilibrio muscular. Esse desequilibrio acontece se ocorrer algum problema num, ou vários dos seis músculos que estão inseridos na parte exterior do olho, existe assim um desalinhamento dos eixos ópticos e estes não convergem para o mesmo ponto. O estrábico é, assim, um individuo com os dois eixos ópticos desalinhados e envia duas imagens para o cérebro em lugar de uma só imagem. A condição de formação de duas imagens denomina-se de diplopia.
O Estrabismo é, então, a descoordenação dos movimentos dos olhos. Um olho olha para o objecto que se quer ver, ao passo que o outro olho vai olhar para outra direcção qualquer.
O Estrabismo pode ser:
-Mono-ocular ou unilateral- apenas um dos olhos tem o eixo desviado.
-Alternado ou bilateral- ambos os olhos apresentam desvio.
Quanto à direcção do desvio do(s) olho(s), o estrabismo pode ser:
-Endo ou convergente(Esotropia)- desvio para dentro (nariz); o mais comum nas crianças.
-Exotrópico ou divergente(Exotropia)- desvio para fora (têmpora);o segundo mais comum, mas manifesta-se menos do que o anterior.
-Hipertrópico(Hipertropia)- desvio para cima(raro).
-Hipotrópico(Hipotropia)- desvio para baixo(raro).

O Estrabismo pode ainda ser:
-Constante ou manifesto- é tão flagrante que qualquer pessoa reconhece. O desvio na convergência é notório e diz-se que o individuo sofre de tropia, que é o desenvolvimento ou progressão de um orgão numa certa direcção, sob a influência de uma excitação exterior.
-Latente- está disfarçado e só aparece nalguns momentos. A convergência é mantida com esforço e, portanto, o desvio não se nota;diz-se que o individuo sofre de Foria, que é derivada de otoforia ou ortotropia, que é o alinhamento normal dos orgãos.

Sinais e sintomas: O primeiro sinal é que um dos olhos não está alinhado. A criança deve ser examinada pelo oftalmologia logo nos primeiros anos de vida e na pré-escola para detectar eventuais problemas oftalmológicos.

Tratamento: O ideal é que seja feito até aos 7 anos, quando o desenvolvimento ainda não está consolidado. Os objectivos do tratamento do estrabismo são: preservar a visão, manter os olhos alinhados e restaurar a visão binocular. Dependendo da causa do estrabismo, o tratamento pode envolver a prescrição de óculos, tratamento ortóptico, cirurgia dos músculos que fazem a movimentação do globo ocular, e ás vezes, cirurgia e uso de óculos. Após uma completa avaliação ocular, o oftalmologista poderá recomendar o tratamento mais adequado.

Sem comentários: