Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 10 de dezembro de 2006

Nistagmus

É o movimento involuntário e convulsivo dos globos oculares, normalmente de um lado para o outro. Porém, estes movimentos também podem ocorrer de cima para baixo ou até mesmo em movimentos circulares. Pode surgir isolado ou associado a outras doenças.
A incapacidade de manter uma fixação estável origina uma acentuada ineficiência visual afectando, sobretudo, a visão de longe. Não é uma condição que surja frequentemente, mas acredita-se que o nistagmus afecte cerca de 1 num 1000 indivíduos.
Nistagmus que surge no primeiro mês de vida é chamado de "nistagmus congénito". No entanto, também pode surgir mais tarde na vida.
Na infância, pode encontrar as suas causas num defeito do olho ou ao nível do caminho de comunicação entre o olho e o cérebro. Surge imbuído num vasto leque de problemas de olhos na infância como cataratas, glaucoma, alguns problemas da retina e albinismo. Também pode ser encontrado em crianças portadoras do Síndroma de Down.
Muitas crianças com nistagmus não têm problemas nos olhos, no cérebro ou de saúde. Neste caso, denomina-se de "nistagmus idiopático", que significa que o nistagmus apareceu muito cedo e que a sua causa é desconhecida.
Alguns tipos de nistagmus podem ser hereditários. Especialistas em genética, podem informar quais as probabilidades do nistagmus aparecer na seguinte geração. Facto este, que exige um diagnostico rigoroso, o estudo das condições subjacentes ao tipo de nistagmus em questão e à própria história familiar.
O nistagmus adquirido, que se desenvolve mais tarde na vida, pode ser o sintoma de uma outra condição como a esclerose múltipla. Existem muitas causas. Nistagmus não é infeccioso nem contagioso.
Podendo constituir um primeiro sinal de um problema grave do olho ou do cérebro, é de extrema importância que assim que o nistagmus surja, a criança ou adulto seja reencaminhada a um oftalmologista ou a um neurologista.
Nistagmus não pode ser curado, mas existem tratamentos que podem ajudar.
Óculos e lentes de contacto não corrigem o nistagmus, porém podem ajudar a prevenir outros problemas de visão. Uma criança ou um adulto pode ter falta de visão ao perto ou ao longe e ter nistagmus. A falta de visão ao perto ou ao longe ocorre porque o olho não está exactamente na forma certa para focar.
Os problemas de focagem podem ser corrigidos com óculos ou lentes de contacto, mas o nistagmus continuará a afectar a visão do indivíduo. Ocasionalmente, é realizada uma cirurgia com o objectivo de alterar a posição dos músculos que movem o olho. O objectivo é diminuir o número de vezes que o indivíduo inclina a cabeça para o lado para encontrar o melhor ângulo para ver melhor.
Nistagmus não é doloroso e não conduz à cegueira. A visão tende a melhorar até que estabiliza por volta os 5 ou 6 anos. Dar à criança, nos primeiros anos de vida, estímulos que incentivem a seguir o movimento do objecto (como comboios, carrinhos, bolas e etc.) ou jogos desenhados para desenvolver a coordenação mão-olho é extremamente importante para que tenham um melhor uso da visão.

Sem comentários: