Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Tratamento Anti- Reflexo

É um tratamento ao qual as lentes oftálmicas são submetidas para eliminar reflexos indesejáveis, trazendo vantagens não apenas estéticas para os usuários de óculos, mas ganhos para a visão, pois o tratamento aumenta o contraste do que se vê. Além disso, ainda se tem os benefícios da camada hidrofóbica. O anti-reflexo pode ser empregado em todos os tipos de lentes: de cristal, orgânica, alto índice, policarbonato e fotossensíveis.
Um benefício importante do tratamento anti-reflexo dá-se em consequência da camada que repele água, a hidrofóbica, e que é aplicada por último. Seu objetivo é repelir a água e facilitar a limpeza das lentes.
Isso faz com que as lentes anti-reflexo não retenham pingos d'água, propicionando conforto em dias chuvosos, além de tornar imperceptível o embaçamento.
Em inglês, tratamentos aplicados sobre as lentes recebem o nome de coatings, isto é, camadas aplicadas sobre a sua superfície. O anti-reflexo enquadra-se nesta categoria; é um coating óptico, formado por camadas muito finas, cada uma com 80 nanômetros, cuja unidade equivale à milionésima parte do milímetro.
Desta forma, pode-se constatar que não existe risco em uma lente com tratamento anti-reflexo capaz de ser visto a olho nu. Caso seja possível enxergar algum risco na lente é porque o tratamento, naquele local, foi arrancado. Comparando, a grosso modo, um risco
visível em uma lente com tratamento anti-reflexo é como um arranhão feito com prego ou algum outro objeto pontiagudo na pintura de um carro, isto é, a lataria é riscada a ponto de retirar a tinta.
Para a compreensão do funcionamento do anti-reflexo, é preciso saber que diferentes materiais
possuem diferentes índices de refração, ou seja, oferecem diferentes resistências à passagem da luz.
Quando um feixe de luz sai de um material com um índice de refração e penetra em um outro com índice de refração diferente, uma parte desse feixe atravessa a interface e a outra parte é refletida.
A quantidade de luz que é refletida na passagem da luz pela interface entre os dois materiais depende da diferença entre os índices de refração.
O tratamento anti-reflexo é produzido em uma câmara de alto vácuo através da deposição por
evaporação de materiais. Cada uma de suas camadas é composta de um material diferente. A espessura das camadas, assim como a ordem em que cada uma é aplicada, é fundamental para o sucesso do tratamento.
É por isso que o anti-reflexo é denominado um coating de alta precisão. Se quaisquer das camadas for produzidas com um erro mínimo, haverá alterações – mudança de cor, por exemplo. Mesmo que tal incorreção seja de 5 nanômetros a mais ou a menos.

Sem comentários: