Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 17 de janeiro de 2010

21.º Congresso Internacional de Optometria, Contactologia e Óptica Oftálmica 2010



De 12 a 14 de Março, o Centro de Convenções do Parque Ferial Juan Carlos I, em Madrid, recebe o evento organizado pelo Colégio Nacional de Ópticos-Optometristas de Espanha.
O “Congreso Internacional de Optometría, Contactología y Óptica Oftálmica” tornou-se num dos eventos mais importantes no âmbito da Optometria, Contactologia e da Óptica Oftálmica a nível mundial.
O 20.º Congresso, celebrado em 2008, não só superou o nível de assistência da anterior edição, com 1.200 congressistas participantes face aos quase 1.000 do ano 2006, como também se destacou pelo prestígio dos oradores e qualidade das conferências. A organização espera que a edição deste ano se desmarque das precedentes, já que este é o acontecimento científico-saúde mais importante dos ópticos-optometristas espanhóis, cuja celebração coincide com a ExpoÓptica, a feira espanhola do sector.
O 21.º Congresso prima pelo programa de formação, ainda mais considerada agora que os profissionais alcançaram o título de Graduação, que equipara o óptico-optometrista em todos os países europeus ao mesmo nível de outras profissões de saúde. Neste sentido, o objectivo do programa delineado é que o óptico-optometrista entre no conhecimento da vanguarda no que toca à investigação e o faça reflectir na sua prática clínica diária.
A conferência inaugural – A Visão na Evolução Humana – tem lugar a 12 de Março no Auditório (N-103+N-104), apresentada por José María Bermúdez de Castro. Destaque para a sessão plenária que abordará o futuro das lentes de contacto, moderada pelo Prof. José Manuel González Méijome da Universidade do Minho.

Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão – CIOCV 2010



Pelo sétimo ano consecutivo, vai ter lugar o Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão (CIOCV’2010) da Universidade do Minho, que mais uma vez se celebrará em Braga nos dias 1 e 2 de Maio de 2010.
O Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão (CIOCV 2010) da Universidade do Minho, que decorre nos dias 1 e 2 de Maio de 2010, faz acorrer a Braga anualmente mais de 500 alunos, profissionais e membros de empresas relacionados com a área das Ciências da Visão.
A temática desta edição pretende cobrir diferentes áreas relacionadas com a “Inovação Clínica e Tecnológica em Optometria e Ciências da Visão”. Sob este lema está proposto um painel de peritos nacionais e internacionais de elevada qualidade que de certeza vão transmitir conhecimentos, técnicas e ideias inovadoras que permitirão à Optometria Portuguesa continuar a acompanhar a vanguarda das evoluções nos âmbitos científico e profissional desta especialidade dos cuidados primários da saúde visual.
Como em anos anteriores, existe também uma sessão dedicada à apresentação de comunicações livres e "posters" vocacionadas para a divulgação de resultados de investigação básica e clínica por cientistas e clínicos portugueses e estrangeiros. Prevê-se ainda a realização de diversas sessões práticas, em simultâneo.
Em grupos reduzidos de 12 formandos, durante 90 minutos, pretende-se ensinar novas técnicas no âmbito dos cuidados visuais e discutir casos clínicos relativos à temática em causa.
Todo o programa do CIOCV 2010 foi pensado de modo a proporcionar ao optometrista clínico mais e melhores competências.

CooperVision colabora com Aldeias Infantis SOS

Há anos que a CooperVision colabora activamente nos programas de atenção à infância desenvolvidos pela ONG Aldeias Infantis SOS. Este ano, e pelo Natal, a empresa vai oferecer uma percentagem importante das vendas das suas lentes de contacto para crianças My.Vision para financiamento do programa de atenção médica na Guiné.
"A saúde visual é um direito fundamental da infância e um dos factores que possibilita o desenvolvimento da criança. Com este passo queremos que os esforços realizados pela empresa, que só chegam aos países mais favorecidos, se expandam para lugares mais necessitados", afirmou Cristina Estefanía, directora geral da CooperVision Espanha.
Desde 2002 que se realizam numerosas expedições de médicos voluntários à Guiné, formadas por equipas multidisciplinares. A última, feita em 2009, contou com uma equipa de optometria e oftalmologia, composta por seis pessoas: um oftalmologista, quatro optometristas e uma auxiliar de óptica. Realizaram-se 1.668 exames, adaptaram-se 215 óculos e aplicaram-se 64 tratamentos. Detectaram-se 79 patologias oculares e 67 casos com necessidade de intervenção cirúrgica. A idade dos menores atendidos oscilou entre os meses e os 18 anos.
"É importante destacar que, sendo a CooperVision um laboratório de contactologia, a ajuda que prestamos materializa-se em exames e em lentes oftálmicas, uma vez que devido, às condições higiénico-sanitárias, não é aconselhável o uso de lentes de contacto de forma normal. Contudo, o importante é melhorar a visão das crianças através dos melhores meios aconselháveis", reforçou Manuel Gómez Serrano, Director Técnico e de Marketing da CooperVision.
A empresa vai doar 1€ com cada pack do novo formato de 90 lentes My.Vision e 0.50€ por cada pack de 30 lentes My.Vision que se vendam entre o dia 1 de Dezembro de 2009 e 31 de Janeiro de 2010.

500 lojas já aderiram à etiquetagem em Braille...


As maiores cadeias retalhistas em Portugal já aderiram à solução de impressão de etiquetas em Braille que promove a acessibilidade à informação para cegos e amblíopes.
Na data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de Dezembro), a Fujitsu revelou que um ano após o lançamento da inovadora solução de etiquetagem em Braille, cerca de 500 lojas já aderiram a esta causa que promove a acessibilidade à informação para cegos e amblíopes.A aplicação desenvolvida pela Fujitsu, em parceria com a UET (Unidade de Equipamentos Tiflotécnicos), tinha como objectivo a impressão de etiquetas em Braille, que são coladas nos produtos para que estes possam ser identificados pelos deficientes visuais. Estas etiquetas contêm a descrição do produto, características principais e o respectivo prazo de validade – que representa uma inovação a nível europeu, imposta pela Lei 33/2008 publicada a 22 de Julho de 2008 em Diário da República.Além da produção de etiquetas em Braille, as maiores cadeias retalhistas em Portugal efectuaram também a formação de diversas equipas de loja, por forma a garantir a prestação de um serviço de acompanhamento personalizado para cegos no acesso aos produtos que se encontrem expostos nas lojas. Esta solução da Fujitsu permite ainda a impressão das etiquetas numa impressora normal a negro, para que o utilizador, que não sabe ler Braille, possa identificar o conteúdo das respectivas etiquetas em Braille.
Segundo João Carvalho, responsável pela unidade de negócio de Retalho da Fujitsu, «a rápida adopção desta solução de impressão em Braille por parte de centenas de lojas demonstra a aposta do sector do retalho na modernização do seu espaço, com o objectivo de ir ao encontro das necessidades das pessoas com incapacidades visuais – uma aposta que representa também uma face visível da responsabilidade social no retalho.”Rodrigo Santos, Gerente da UET adiantou que “para a UET esta parceria foi bastante importante pela oportunidade de partilha e conhecimento. Conseguimos juntar o nosso conhecimento de tecnologia para pessoas com deficiência visual ao know-how da Fujitsu na área do retalho, o que contribuiu para a criação de uma solução que satisfaz plenamente as necessidades quer das superfícies comerciais, quer dos cegos e amblíopes na aquisição de bens de consumo.”
A Lei estabelece promoção da acessibilidade,a 22 de Julho de 2008 foi publicado em Diário da República a Lei nº 33/2008 que estabelece medidas de promoção da acessibilidade à informação para determinados bens de venda ao público para pessoas com deficiências e incapacidades visuais. Esta Lei motivou as superfícies comerciais a implementar no início de 2009 equipamentos que forneçam às pessoas com deficiências e incapacidades visuais informação necessária em Braille sobre o produto adquirido, nomeadamente a descrição do artigo e o seu prazo de validade, sendo que neste inicio de 2010 ja havera cerca de aproximadamente 5 centenas de lojas com este sistema.

Una prótesis de retina permite recuperar visión a ciegos totales


Un estudio realizó un seguimiento de al menos tres meses a quince pacientes ciegos a los que se realizó el implante. Diez de ellos terminaron por ser capaces de identificar la dirección de los objetos en movimiento.
La investigación fue presentada en Neuroscience 2009, la reunión anual de la Society of Neuroscience y el mayor escaparate mundial de novedades sobre ciencia cerebral, informa Science Daily.
"Estos resultados dan una nueva esperanza a muchas personas con enfermedades retinarias degenerativas", declaró Jessy Dorn, de Second Sight Medical Products, autor principal del estudio. Más de dos millones de estadounidenses sufren de enfermedades en los ojos como la retinosis pigmentaria y la degeneración macular asociada a la edad, lo que les lleva a perder lentamente su visión a medida que las células nerviosas que detectan la luz resultan destruidas, debido al paso de la edad o de la enfermedad. No existe cura conocida.
En este caso, los investigadores trabajaron sobre las células destruidas. Cada participante recibidó unas gafas con una pequeña cámara de vídeo, y un cinturón con un pequeño ordenador conectado. Este ordenador proceso las imágenes de la videocámara y transmitió los datos a los electrodos implantados en la retina. Cuando los usuarios "miraron" a un monitor con una barra blanca moviéndose a través de una pantalla negra, los electrodos que correspondían con el movimiento de la barra estimularon las células en el ojo, crenado puntos de luz en sus campos de visión, "Encontramos que la mayoría de los participantes en estudio fueron capaces de determinar la dirección de la barra cuando usaban el sistema de prótesis", declaró Dorn. "En otras palabras, el nuevo sistema dió a la mayoría de pacientes la capacidad de identificar la dirección del movimiento de un objeto, algo que no podrían hacer sin el mismo", explicó. Un ensayo clínico internacional está probando el sistema protésico. Hasta ahora, 32 personas ciegas han recibido el implante.

Se descubre el misterio de la visión nocturna de mamíferos


Los investigadores describen cómo los núcleos de las células de tipo bastón se transforman en minúsculas lentes que recogen la luz, gracias a este ADN que está envuelto de una forma muy poco convencional.
"Los núcleos diurnos son básicamente obstáculos que dispersan la luz", explica el Dr. Jochen Guck, de la Universidad de Cambridge (Reino Unido). "En los animales nocturnos, son lentes pequeñas. En el primer caso la luz se dispersa en todas las direcciones y en el otro se centra en una sola dirección." Y hay millones de ellas en cada ojo, lo que significa que la escasa luz existente puede penetrar más en el ojo, donde sí puede percibirse.
En los mamíferos nocturnos, la estructura nuclear de las células de tipo bastón (células fotorreceptoras en la retina del ojo) está invertida en comparación con otras células no divisorias; esto muestra que se ha encontrado un patrón prácticamente universal y se conserva en organismos monocelulares y multicelulares.
Habitualmente, el núcleo de una célula tiene heterocromatina en la periferia y eucromatina en la parte interior. La cromatina es la combinación de ADN, ARN y proteína de la que están compuestos los cromosomas. En la heterocromatina el ADN está más condensado, mientras que en la eucromatina está menos condensado. Los mamíferos nocturnos tienen una estructura opuesta en los ojos: eucromatina en la periferia y heterocromatina en la parte interna.
Para descubrir las diferencias entre la visión diurna y la nocturna, los investigadores llevaron a cabo un estudio sobre ratones. Las células de tipo bastón de los ratones -al igual que las de otros mamíferos nocturnos- muestran una estructura nuclear invertida. No obstante, nacen con la arquitectura convencional, que no se transforma hasta más tarde.
Como los ojos de los animales nocturnos tienen que ser mucho más sensibles a la luz, también tienen una cantidad mayor de células de tipo bastón que, a su vez, aumenta el grosor de la capa nuclear exterior de la retina. Allí se encuentran columnas de los núcleos especiales que optimizan la transmisión de la luz y la canalizan a los segmentos de tipo bastón sensibles a la luz. "La estructura invertida en los animales nocturnos asegura que la luz pase de un núcleo al siguiente y se transmita sin dispersarse", afirma el Dr. Guck.
Desde el punto de vista de la evolución, se beneficia la estructura de células de tipo bastón convencional. No obstante, se ha modificado en numerosas ocasiones», añade el Dr. Boris Joffe, de la Universidad Ludwig-Maximilians de Munich (Alemania).
"En conjunto, los datos paleontológicos, moleculares y morfológicos sugieren, en primer lugar, que el patrón invertido apareció muy pronto en la evolución de los mamíferos como adaptación a la visión nocturna en este grupo de animales principalmente nocturnos», concluye el estudio. También muestran que "el patrón convencional se readquirió repetidamente en mamíferos que volvieron a adoptar un estilo de vida diurno y que la restauración de la arquitectura convencional requirió probablemente una presión selectiva para la arquitectura nuclear convencional. La comparación entre los patrones invertidos y los convencionales puede, por tanto, destacar las características ventajosas que predeterminan la prevalencia casi universal de la arquitectura nuclear convencional."