Bem-Vindos Welcome Bienvenido

Bem-vindos à Óptica Atlantis, um espaço totalmente dedicado ao mundo da óptica e aos seus componentes em que você pode consultar e retirar informações sobre óptica, consultar novidades e noticias relacionadas com este tema. A função deste espaço é ajudá-lo a compreender melhor os seus olhos e a sua visão.

"Os olhos são os senhores da astronomia e os autores da cosmografia; eles desvendam e corrigem toda a arte da humanidade; conduzem os homens ás partes mais distantes do mundo; são os príncipes da matemática, e as ciências que os têm por fundamento são perfeitamente correctas.Os olhos medem a distância e o tamanho das estrelas; encontram os elementos e suas localizações; eles... deram origem à arquitectura, à perspectiva, e à divina arte da pintura...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! Os olhos são a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo".


>>>>>>>>Este Espaço está em permanente actualização<<<<<<<<

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Novas lentes de contacto cosméticas são perigo para a visão!

As lentes de contacto cosméticas usadas para tornar os olhos mais salientes são uma tendência "nova e potencialmente perigosa entre os adolescentes e jovens adultos ", adverte um comunicado de imprensa difundido pela American Academy of Ophthalmology (AAO).
As lentes "circulares", que se estendem além da íris para que o olho pareça maior, são uma tendência de moda entre os jovens, depois de a estrela pop Lady Gaga as ter utilizado no seu videoclip "Bad Romance". De acordo com a AAO nos EUA, a venda livre de lentes de contacto cosméticas está proibida desde 2005. Apesar de ser necessária prescrição médica para as adquirir, elas podem ser compradas através da internet.
No comunicado de imprensa, a AAO "alerta os consumidores sobre os perigos de comprar qualquer lente cosmética, incluindo as lentes circulares, sem receita médica. Qualquer tipo de lente é um dispositivo médico que requer prescrição, um ajuste adequado por parte de um profissional da área e o compromisso do consumidor de que lhes dará o cuidado apropriado".
Os especialistas chamam também a atenção para "a inflamação e dor que podem ocorrer com um ajuste inadequado das lentes sem receita médica, podendo até conduzir a problemas mais graves, como queimaduras na córnea e infecções que podem culminar em cegueira".
Além de recomendar que todas as lentes sejam ajustadas por um profissional avalizado, a AAO aconselha ainda a consulta de um médico quando, após a colocação, ocorre uma reacção de "dor, ardor, vermelhidão, lacrimejo ou sensibilidade à luz".

Transplante de córnea biossintética restaura parcialmente a visão

Córneas biossintéticas feitas com colagénio (proteína humana) implantadas cirurgicamente permitiram restaurar parcialmente a visão de alguns doentes, segundo um pequeno ensaio clínico realizado na Suécia com dez pacientes.

A investigação, a cargo de uma dupla de cientistas suecos e canadianos e publicada na revista “Science Translational Medicine”, revela que as córneas criadas em laboratório podem incitar os nervos e tecidos oculares danificados a regenerarem-se, restaurando a visão no olho humano tal como fazem as córneas provenientes de dadores."Este estudo clínico é importante porque, pela primeira vez, mostra que uma córnea fabricada artificialmente pode integrar-se no olho humano e estimular a regeneração dos tecidos", afirmou o líder da investigação, May Griffith, do Instituto de Investigação do Hospital de Otava, no Canadá, citado pela agência Lusa.O médico May Griffith colaborou com o cirurgião sueco Per Fagerholm, da Universidade de Linköping, na Suécia, onde se realizaram as intervenções cirúrgicas aos 10 pacientes. Durante dois anos após a cirurgia, os investigadores foram verificando que as células e os nervos de nove dos dez doentes voltaram a crescer, envolvendo o olho completamente.Em geral, a visão melhorou em seis dos dez pacientes operados e, depois de lhes terem sido colocadas lentes de contacto, todos tiveram uma visão equivalente à esperada após um transplante convencional de córnea com tecido humano.Para os cientistas, as córneas biossintéticas são uma esperança para os doentes que necessitam de transplantes de córnea mas que não conseguem dadores. Este tipo de implante também evita algumas desvantagens associadas ao tecido humano regular, como a possível transmissão de uma doença por parte do dador e a rejeição

Transplante de córnea vai poder ser feito no Algarve

O Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) poderá iniciar em 2011 o transplante de córneas, o que permitirá reduzir custos no tratamento de doentes nessa especialidade, ao deixar de ficar dependente da transferência dos doentes para o Hospital de Santo António, no Porto, notícia o jornal “Diário de Notícias”.

"Se nos lembrarmos de que um doente que precise de um transplante de córnea tem de ir para Lisboa ou para o Porto, já que trabalhamos com hospitais dessas zonas do País, se criarmos um banco de córneas e se quem colabora connosco vier cá fazer os transplantes e ensinar os nossos profissionais a adquirir experiência nesse campo, tal sair-nos-á muito mais barato. Tudo vai depender muito do número de pessoas que necessitem do transplante de córneas", disse ao DN o presidente do CHBA, Luís Batalau.Depois de ter obtido autorização com vista à colheita de córneas, o CHBA espera dar outros passos para a concretização deste projecto. A fase seguinte passa por receber luz verde para dispor de um banco de córneas, "de modo a fazermos colheitas. E, sempre que for possível fazer uma colheita de córneas, vamos fazê-la. Se tivermos um banco de córneas, o passo seguinte será fácil", sublinhou Luís Batalau, sem adiantar estimativas quanto ao número de transplantes que será possível levar a efeito por ano.

Nikon lança lente Presio Go Digital 1.74 Transitions VI

A Nikon, a marca criadora do índice 1.74, lentes extra finas e leves, lança o exclusivo da combinação deste material 1.74 com a Transitions VI!
A lente Presio Go Digital 1.74 Transitions VI, única no mercado, proporciona:• Uma visão precisa de alta tecnologia, a todas as distâncias;• 100% de protecção contra raios UV;• O conforto da coloração variável: lente branca no interior e escurecida no exterior, essencialmente em dias de sol;• Uma lente fina e estética mesmo para graduações muito elevadas: menos 55% de espessura comparativamente a uma lente standard!As lentes Nikon Transitions estão disponíveis em castanho e cinzento.São distribuídas pela NKWV- Grupo Proóptica.

Tratamentos anti-reflexo Hoya

Os numerosos benefícios de um bom tratamento anti-reflexo podem cair por terra num instante com um simples arranhão.
Um único arranhão nas lentes converte-se numa fonte de contínuos incómodos ao longo do dia, reduzindo além disso, o contraste e a acuidade visual. Por este motivo, a Hoya desenvolveu tratamentos anti-reflexo únicos no mercado:- no ano 2006, a Hoya lançou Super Hi-Vision um autêntico êxito na tecnologia de tratamentos ao ser o único tratamento fácil de limpar super endurecido que existia no mercado. Este tratamento reduzia ao mínimo a possibilidade de serem produzidos arranhões. - no ano 2010, a Hoya lançou Hi-Vision LongLife, o anti-reflexo que resiste ao passar do tempo. Em resumo, as suas características únicas convertem este novo tratamento na inovação mais importante neste campo, destacando-se sobretudo pela sua durabilidade.Ambos os tratamentos foram galardoados com o Prémio IF.

Crazy lenses...

Agora que o Carnaval se aproxima a Alain Afflelou apresenta uma colecção de lentes de contacto única.
Esta colecção é constituída por nove modelos para que possa eleger quais os que mais se identificam com o seu disfarce. Existem olhos de gato, de diabo, de fogo e até uns fantásticos olhos de lobo, assim como umas lentes completamente brancas para as máscaras mais atrevidas, em vermelho para quem optar por disfarces de terror e sangrentos e em espiral para os mais irreverentes.Estas lentes contam ainda com a garantia de qualidade Alain Afflelou permitindo que desfrute de uma noite inesquecível sem renunciar à saúde dos seus olhos.Para escolher o par que melhor se adequa à sua fantasia, basta dirigir-se a uma das 28 lojas Alain Afflelou de norte a sul do país. Os ópticos da Alain Afflelou encontram-se disponíveis para aconselhar sobre quais as melhores lentes para a sua vista, o cuidado a ter e respectivas instruções de uso.As lentes têm uma vigência de um mês e são graduáveis se o cliente assim o necessitar.

Optometria clinica avançada

O curso organizado pela Ocular EyeCare tem início no mês de Março.
Objectivos: Proporcionar ao Especialista da Visão uma formação clínica de alto nível nas diferentes áreas de especialização da Optometria, como são as Lentes de Contacto, a Optometria pediátrica, a Optometria geriátrica, a Baixa visão, a Visão binocular e a Saúde ocular. Pretende-se actualizar e melhorar o conhecimento clínico do Especialista da visão de forma a prepará-lo para responder às necessidades actuais no âmbito dos cuidados primários da saúde ocular. Duração e Horários 50 horas presenciais repartidas por 6 fins-de-semana (5 módulos e Congresso de Encerramento) 15 horas não presenciais analisando e resolvendo casos clínicos na plataforma e-learning Aulas Presenciais
Locais: Lisboa e Porto
Horários das aulas: Sábados das 16:00 – 20.00h e Domingos das 09.30 às 13.30 horas
Programa Docente: Módulo I - Superfície Ocular e Lentes de Contacto Módulo II - Visão Binocular não Estrábica Módulo III - Optometria Pediátrica e Visão Binocular Estrábica Módulo IV - Baixa Visão e Saúde - Patologia Ocular Módulo V - Protocolo Geral da Consulta e Exame de Diagnóstico